Missão
Conectar pessoas, conhecimentos e práticas sobre Linguagem Simples para que as organizações públicas se comuniquem de forma simples, focando nas necessidades de cidadãos e cidadãs e tornando o direito de entender universal.
A Rede Linguagem Simples Brasil
A Rede Linguagem Simples Brasil reúne mais de mil pessoas de todos os estados brasileiros interessadas em compartilhar experiências, práticas e capacitação em Linguagem Simples.
A maioria de nós atua no setor público, mas a Rede é um espaço aberto a todas as pessoas e instituições interessadas em participar e contribuir.
Acreditamos que a comunicação objetiva, clara e acessível é fundamental na transmissão de informações de interesse coletivo, sejam elas públicas ou privadas.
Histórico
A Rede foi lançada em março de 2021, fruto de uma articulação iniciada por Heloísa Fischer, jornalista e educadora em Linguagem Simples. A ideia era criar um espaço público de debate, fomento e capacitação.
Inicialmente, a proposta reuniu profissionais com experiência em transformação digital da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia do Governo Federal; do Íris - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará; e do (011) Lab - Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo.
Valores
Empatia
Colocar-se no lugar do(a) cidadão(ã) durante a produção de conteúdos governamentais.
Compromisso com as pessoas
Colocar as pessoas no centro de todas as ações e pensar soluções que viabilizem seus direitos.
Transparência
Garantir que todas as ações da Rede sejam disponibilizadas de forma aberta, acessível e em Linguagem Simples.
Colaboração
Incentivar que seus membros estejam abertos a contribuir para disseminar a pauta da linguagem simples nos governos.
Multidisciplinaridade
Promover trocas entre diversos atores e áreas do conhecimento