O que é Linguagem Simples
É uma técnica de redação e design da informação para que os leitores consigam encontrar as informações que precisam, entendê-las e usá-las.
A Linguagem Simples coloca os leitores em primeiro lugar, e não quem produz a informação.
Por isso, considera:
-
o que os leitores querem e precisam saber;
-
o nível de interesse, conhecimento e letramento dos leitores;
-
o contexto em que os leitores usarão a informação.
Portanto, para que seja efetiva em colocar o leitor no centro do processo, a técnica deve seguir três etapas:
-
Planejar (conhecer as características e necessidades do público e da organização)
-
Desenvolver (redação e diagramação das informações de acordo com as diretrizes de Linguagem Simples)
-
Avaliar (por especialistas ou testes com usuários)
As técnicas da Linguagem Simples são amparadas por estudos de psicolingüística e design da informação. Existe até mesmo uma norma ISO (internacional) de Linguagem Simples (ISO 24495:1-2023).
Direito de entender
A Linguagem Simples também é um movimento mundial que parte do princípio de que os cidadãos têm o direito de entender a informação pública.
Já existe há 80 anos, em mais de 50 países, muitos deles com leis próprias publicadas, como Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Suécia e Nova Zelândia.
Em inglês, é conhecida como Plain Language; em Espanhol, como Lenguaje Claro.
No Brasil, além da Constituição Federal, que em seu artigo 5º garante o acesso à informação a todas as pessoas, diversas leis já determinam que o Poder Público ofereça a informação em uma linguagem que as pessoas entendam:
-
Lei de Acesso à Informação
-
Lei dos Direitos do(a) Usuário(a) do Serviço Público
-
Lei Brasileira de Inclusão
-
Lei Geral de Proteção de Dados
-
Lei do Governo Digital
Linguagem Simples x Leitura Fácil
Embora a Linguagem Simples facilite a leitura de todas as pessoas, não se deve confundi-la com a técnica da Leitura Fácil (conhecida em inglês como Easy Read).
A Leitura Fácil é uma técnica de acessibilidade específica para pessoas com dificuldades de compreensão de leitura - seja por problemas de saúde, neuro divergências ou mesmo falta de fluência no idioma.
Linguagem Simples x Leitura Fácil
Embora a Linguagem Simples facilite a leitura de todas as pessoas, não se deve confundi-la com a técnica da Leitura Fácil (conhecida em inglês como Easy Read).
A Leitura Fácil é uma técnica de acessibilidade específica para pessoas com dificuldades de compreensão de leitura - seja por problemas de saúde, neurodivergências ou mesmo falta de fluência no idioma.